A fisioterapia do Hospital Unimed muda fluxos para melhor atender pacientes com Covid-19

 

Os últimos meses têm desafiado muitas pessoas e mais ainda os profissionais da saúde que estão na linha de frente do cuidado nesse período de pandemia. Nosso Hospital precisou adequar toda a sua estrutura para atender melhor os clientes e as nossas equipes assistenciais precisaram se reinventar para prestar um atendimento de excelência diante de tantas incertezas, como a equipe de Fisioterapia do Hospital Unimed.

Uma grande equipe, duas frentes de cuidado.

Por exemplo 178 fisioterapeutas assistenciais, o serviço de fisioterapia ficou melhor distribuído em todos os andares do Hospital, inclusive no Hospital de Campanha, emergência e UTIs, prestando atendimento 24 horas por dia.

Por isso além da boa divisão dos fisioterapeutas, a equipe não mediu esforços para melhorar mais ainda os fluxos de atendimento e definiu duas frentes de cuidado: o Time de Ventilação Mecânica, coordenado pelo fisioterapeuta Stanley Menezes, e o Time de Terapia de Alto Fluxo (TAF), liderado pela Coordenadora do serviço de Fisioterapia Débora Arnaud.

Contudo dessa forma, nossos fisioterapeutas personalizaram os atendimentos com mais agilidade e segurança. Dois elementos imprescindíveis nesse momento em que a incerteza toma conta do coração daqueles que estão internados e dependem única e exclusivamente do cuidado dos nossos profissionais.

Saiba mais sobre os times.

Time de Ventilação Mecânica:

Por isso esse time é responsável pelo tratamento de pacientes diagnosticados com Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) ou crônica agudizada, que necessitam de suporte ventilatório mecânico invasivo ou não-invasivo. Nesta modalidade terapêutica, o fisioterapeuta tem um papel importante na reabilitação respiratória e motora desse paciente.

Time de Terapia de Alto Fluxo (TAF):

Entretanto esse time é responsável pelo tratamento de pacientes com distúrbios respiratórios, fazendo o uso da Terapia de Alto Fluxo (TAF). Esse método é uma técnica que pode fornecer oxigênio aquecido e umidificado com uma fração inspirada de oxigênio ao paciente.

Sempre prontos para cuidar com excelência.

Contudo os novos fluxos da área de fisioterapia têm permitido um cuidado mais assertivo e organizado aos pacientes, além da segurança garantida nos tratamentos devido à boa definição das condutas e capacitação dos fisioterapeutas.

 

Fonte:

https://www.unimedfortaleza.com.br/mudanca-de-fluxos-para-melhor-atender-pacientes-de-covid-19