Plano de Saúde Odontológico

 

Odontologia ou medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático – compreendem a facepescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulaçõesdentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista ou Odontólogo ou Odontologista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil; em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

 

Como se Configura a Odontologia 

 

Por exemplo no Brasil a Odontologia se configura como especialidade médica autônoma, desta forma o cirurgião-dentista detém todas as prerrogativas médicas, com exceção a emissão de atestado de óbito. Essa situação ficou configurada pela Lei de regulamentação da Odontologia[1] e após a aprovação da Lei do ato médico[2], na qual a Odontologia foi totalmente isentada em sua área de atuação.

 

Sobre a Formação na área Odontologia 

 

A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomiapatologiafisiologiahistologiamicrobiologiaimunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentísticaendodontiaperiodontiacirurgia bucomaxilofacialprótesesodontopediatria e ortodontia.

No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico e dentes naturais extraídos, bem como tratamentos de canal. Ainda no segundo ano, os alunos começam atendimentos em clínica de estomatologia, odontologia preventiva e estomatologia.

Contudo a partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade procediementos como próteses e cirurgias. O curso dura em média 5 anos, chegando a 6 em algumas faculdades. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso, que pode ser um artigo científico ou uma monografia.

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Odontologia