O Smart Track é um modelo de atendimento de sucesso, adotado dentro e fora do Brasil. Um dos diferenciais significativos entre esse modelo e a assistência tradicional está no tempo que o paciente leva para ser atendido pelo médico. Toda a unidade é pensada e projetada para proporcionar um atendimento linear em que o paciente avança etapas de forma ágil e segura. Após os primeiros dias da implantação do novo modelo no Centro Pediátrico da Unimed Fortaleza, que ocorreu dia 30 de março de 2016, houve uma redução significativa no tempo de atendimento.
Ao chegar à unidade, cada paciente é avaliado e classificado de acordo com a gravidade do caso, essa primeira triagem separa os casos graves, que são atendidos imediatamente na sala de emergência. Os pacientes com casos de menor gravidade, classificados como “verdes” e “amarelos”, realizam o cadastro na recepção. Ele aguarda ser chamado e é conduzido para o seu primeiro atendimento com o médico. Após a avaliação medica é definida a conduta de acordo com o quadro clínico, podendo o paciente ser liberado para casa ou encaminhado para uma sala de medicação, observação e/ou realização de exames. Após ser medicado e fazer exames, o paciente é submetido a uma reavaliação com um segundo médico, isso permite uma dupla checagem médica, garantindo mais segurança, qualidade e agilidade ao paciente. O fluxo de atendimento passa a ser contínuo, por isso os pacientes não se acumulam no primeiro atendimento.
Mais uma novidade do sistema Smart Track é que todo o atendimento é computadorizado, permitindo que o processo seja monitorado e cronometrado em tempo real, 24 horas por dia, desde a entrada do paciente até sua saída, o que permite que os gargalos sejam minimizados e os pacientes possam ser atendidos com mais eficiência e agilidade.
Para receber as crianças com o carinho e atenção que merecem, o Centro Pediátrico ampliou sua estrutura e desde março de 2016, quando passou de 6 para 10 consultórios. As salas de observação foram unificadas e ampliadas, passando de 17 para 23 leitos com atendimento exclusivo de uma equipe multidisciplinar. A unidade que possui cerca de 1000 metros quadrados, também dobrou o número de UTU’s, criou uma recepção para exames e ampliou e melhorou as estruturas de laboratório e farmácia. Todas as mudanças tornam o atendimento melhor e mais rápido, garantindo a satisfação dos pacientes exatamente na época do ano em que o serviço é mais procurado, devido ao período de sazonalidade. O Centro Pediátrico conta com uma equipe multidisciplinar em regime de plantão, 24 horas por dia, com médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, coletores laboratoriais e técnicos em radiologia.
Em Fortaleza, para atendimento de urgência e emergência, atualmente, os clientes da cooperativa contam com o Centro Pediátrico e os CIAUs Aldeota, Oliveira Paiva e Bezerra de Menezes, tendo este último um pronto atendimento com sala de administração de medicamentos voltada exclusivamente para pacientes pediátricos.
Fonte: