Por conta do contínuo aumento dos valores dos planos de saúde,muitas empresas estão optando pela co-participação, na qual o empregado assume com uma parte do valor da consulta ou procedimento a ser realizado.
O mercado já começou a sentir os efeitos dessa movimentação nas empresas. Segundo estudo realizado com 513 empresas de diferentes segmentos, a quantidade de organizações que cobra co-participação dos funcionários subiu de 44% em 2014 para 51% em 2015.
Outro levantamento feito revelou que, 66% de 423 companhias brasileiras, oferecem aos seus empregados planos de saúde com co-participação.
De acordo com algumas empresas de planos de saúde e seguros, a co-participação é aplicada em cima de exames, consultas e atendimentos em pronto socorro, na qual, cada serviço possui um valor específico, ficando assim, acordado com o funcionário desconto em folha ao final do mês.
Adotando o plano co-participativo, as empresas visam uma maneira fácil e econômica de conter custos, sem alterar o padrão de atendimento, evitando assim também o excesso de utilização indevida do segurado.