O seu atendimento pode se tornar ainda mais eficiente, sabe como? Informe-se sobre as diferenças entre as Unidades de Urgência e Emergência do Hospital Regional Unimed.
Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.
Já a Urgência se refere a uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento. São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.
Vale destacar que o atendimento de casos mais simples compromete o desempenho da equipe de Emergência. Por exemplo, o que não se faz na Emergência: avaliação pré-operatória; exames para carteira de motorista; troca de receitas vencidas; pedido de atestado. Demandas que, mesmo incoerentes, motivam a procura de usuários pela Unidade.
A avaliação sobre o que é emergência e o que é urgência é feita no momento da triagem médica, quando se avalia o quadro, os potenciais riscos, a dor e o sofrimento do paciente. No Hospital Regional Unimed, a Unidade de Emergência atende os pacientes através de um sistema de acolhimento de classificação de risco, respaldado pela literatura médica.
A classificação, que é realizada 24h/dia por médicos e enfermeiros, analisa os cinco sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, temperatura e dor). Garantindo, em decorrência disso, uma assistência de acordo com a gravidade do quadro, o tempo e prioridade de atendimento. Os pacientes com risco de morte (emergência) são classificados com a cor vermelha e têm tempo de espera zero para atendimento.
Fonte: