Em conformidade com orientação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Governo do Estado do Ceará e do Ministério da Saúde, no que compete à política de saúde pública nacional frente ao atual cenário de contaminação do vírus COVID-19, a Unimed Fortaleza informa aos clientes o funcionamento das unidades assistenciais para procedimentos e atendimentos eletivos, ou seja, não considerados de urgência e emergência:
HOSPITAL UNIMED
Todos os procedimentos eletivos de cirurgias adulto e pediátrica no Hospital Unimed estarão suspensos a partir do dia 23/03, por inicialmente 15 dias. Haverá suspensão, também, de agendamento de cirurgias eletivas.
Para garantir a segurança do paciente em situação crítica, NÃO haverá suspensão de cirurgias eletivas apenas nas especialidades de Neurologia, Cardiologia e Oncologia. Reforçamos, ainda, que as cirurgias de urgência serão mantidas.
CLÍNICAS UNIMED
Todos os agendamentos e consultas eletivas das Clínicas Unimed (Aldeota, Bezerra de Menezes, Maracanaú, Oliveira Paiva e Parangaba) serão suspensos a partir do dia 22/03 até o dia 30/04 e podem ser prorrogados, com exceção de alguns atendimentos considerados indispensáveis, como: seguimento de gestação de alto risco/ final de gravidez e receitas de uso contínuo ou controladas.
Neste período, as unidades da Bezerra de Menezes, Oliveira Paiva e Maracanaú funcionarão como pronto atendimento sem hora marcada:
LABORATÓRIOS UNIMED
Desde o dia 18/03, o Laboratório Unimed localizado no Hospital Unimed não realiza exames eletivos para atender exclusivamente às demandas emergenciais do hospital e o Laboratório da 13 de Maio é a unidade exclusiva para atender às demandas de exames de pacientes suspeitos de coronavírus.
Reforçamos que a partir de segunda-feira, 23/03, as unidades laboratoriais abaixo serão fechadas por tempo indeterminado:
CENTRO PEDIÁTRICO UNIMED
Para segurança de todos, só será permito 1 acompanhante por criança na consulta e na observação.
MEDICINA PREVENTIVA
Os grupos e oficinas estão suspensos por tempo indeterminado. Para os clientes portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias) o serviço de Telemonitoramento está funcionando normalmente, assim para casos suspeitos e confirmados do COVID-19.
Essas medidas garantem a nossa responsabilidade na preparação da rede de cuidado assistencial para receber pacientes que necessitem de tratamento do COVID-19, bem como assegura a realização do Plano de Enfrentamento da Unimed Fortaleza diante da situação atual, com foco centrado na segurança do paciente.
Fonte:
https://www.unimedfortaleza.com.br/funcionamento-das-unidades-assistenciais