Gestante: saibam quais são os seus direitos nos planos de saúde

 

Ter um filho (ou mais!) está nos planos de muitos casais que resolvem formar uma família. Mas nessa hora algumas das principais preocupações são “como, onde e qual a melhor maneira de ganhar o bebê”, principalmente, no quesito “plano de saúde“. Há, inclusive, quem decida fechar o serviço só para cobrir esse período de gestação e, claro, dar assistência ao bebê.

Portanto, se estiver planejando uma gravidez e quiser a cobertura do plano de saúde ou seguro de saúde, saiba que é fundamental contratar o serviço algum tempo antes de engravidar. Isso porque, explica o “Guia da Gestante” – que está disponível na internet em formato pdf -, elaborado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a carência para o chamado “parto a termo” (aquele que ocorre depois da 37ª semana de gestação) é de 300 dias.E se você deixar para fazer este contrato depois de engravidar, fique atento, pois você não terá cumprido a carência e aproveitará apenas a cobertura parcial do plano de saúde. Outra dica legal do guia é que, na hora de contratar o plano de saúde, o ideal é que você defina a amplitude da cobertura.

Dentre as opções, a mais completa é a “cobertura integral” (ambulatorial e hospitalar com obstetrícia), que inclui consultas, exames, procedimentos ambulatoriais, internações e parto. No caso de você contratar somente a cobertura de internações e parto, a opção será um plano “hospitalar com obstetrícia”. Além disso, não se esqueça de escolher o tipo de acomodação, que pode ser “enfermaria” ou “quarto privativo”. Se escolher a “enfermaria” você ocupará um leito no qual o espaço será compartilhado com outras pacientes. Tem mais dúvidas sobre o assunto? Não sabe como proceder e quais serão seus direitos se no meio do caminho optar pela mudança de plano de saúde? Está insegura sobre o que fazer se você precisar ser internada durante o período da carência e se os exames realizados no pré-natal são cobertos?Para te deixar tranquila, o Tempo de Mulher selecionou as 13 principais dúvidas sobre cobertura de plano de saúde para gestantes.

Fonte:

http://www.msn.com/pt-br/saude/saude/gestante-saiba-quais-s%c3%a3o-os-seus-direitos-nos-planos-de-sa%c3%bade/ss-BBbwRUZ?ocid=mailsignout