Planos de saúde vão cobrir medicamento para tratamento no câncer de próstata em 2016

 

A medicação foi aprovada nos EUA em 2012 e, no Brasil, desde dezembro de 2014

A Agência Nacional de Saúde Suplementar vai garantir aos usuários dos planos de saúde o direito a 21 novos procedimentos a partir de janeiro de 2016. A lista inclui o medicamento enzalutamida, utilizado no tratamento do câncer de próstata. A medicação, utilizada de forma oral, prolonga o tempo de vida dos pacientes com câncer de próstata metastático previamente tratado com quimioterapia.

A medicação foi aprovada nos EUA em 2012 e, no Brasil, desde dezembro de 2014. E a partir janeiro de 2016, os beneficiários de planos de saúde terão direito a utilizar essa medicação conforme determinação da ANS. O oncologista Cláudio Rocha (CRM 5855) explica que a enzalutamida é uma droga capaz de bloquear ou inibir os efeitos biológicos dos hormônios masculinos nas células do tumor.

“A droga é capaz de diminuir o nível do PSA, reduzir ou retardar o crescimento do câncer da próstata E é utilizada após a falha do tratamento com quimioterapia (Docetaxel). Atualmente já existe estudo que comprova a ação da droga mesmo em pacientes não tratados previamente com quimioterapia”, pontuou o especialista.

O oncologista defende que o surgimento de novas drogas é fundamental para o tratamento de pacientes com a doença avançada. “Neste caso, por exemplo, a medicação vai proporcionar o controle do câncer da próstata pelo maior tempo possível, mantendo a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou Cláudio Rocha.

No Brasil, cerca de 68,8 mil novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano, dos quais 10% são diagnosticados em estágio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam também que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

 

Fonte:

http://180graus.com/noticias/planos-de-saude-vao-cobrir-medicamento-para-tratamento-no-cancer-de-prostata-em-2016