Está disponível para consulta, no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a versão atualizada dos Dados Integrados da Qualidade Setorial, com informações sobre a rede hospitalar e o perfil das carteiras e dos planos de cada operadora. A ferramenta é uma espécie de raio x do setor, reunindo, em uma só base, diversas informações que ajudam o consumidor a avaliar de maneira global as empresas que estão no mercado. As informações podem ser acessadas em dois formatos: uma lista com os dados de todas as operadoras e uma planilha que permite a pesquisa individual, bastando para isso digitar o número de registro da empresa na ANS.
Neste painel dinâmico, constam informações sobre a qualidade da rede hospitalar, oferta de produtos (individuais e coletivos), dados econômicos (taxa de sinistralidade e tíquete médio), além de informações gerais, tais como se a operadora é ou não acreditada, número de programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) cadastrados na ANS, quantidade de ciclos de monitoramento em que operadora foi suspensa, percentual de adimplência ao SUS (ressarcimento), além do seu atual índice de desempenho no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS).
Nesta terceira edição, destaca-se a evolução da quantidade de operadoras acreditadas – que passou de cinco para oito. O Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde de acordo com avaliação feita por entidades de acreditação homologadas pela ANS e obrigatoriamente habilitadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Trata-se de um processo bastante complexo, uma vez que a análise das empresas leva em conta diversos pontos para conceder a certidão, como a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e de estabelecimentos de saúde conveniados e o nível de satisfação dos beneficiários.
Acesse aqui a versão atualizada dos Dados Integrados da Qualidade Setorial.
Fonte:
Agencia Nacional de Saúde Suplementar ( ANS )