Dessa forma desde a Oferta Pública Inicial (IPO) em abril de 2018, Hapvida (HAPV3) e Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3) já investiram mais de 10 bilhões de reais em aquisições.
Contudo as maiores compras foram realizadas nos estados de São Paulo e Paraná, totalizando respectivamente R$ 6,7 bilhões e R$ 2,6 bilhões. Estes montantes referem-se, em grande parte, as aquisições dos Grupos São Francisco e Clinipam.
Por exemplo a quantidade de beneficiários incluídos nas carteiras das Operadoras de planos de saúde também impressiona. A Hapvida adicionou à sua carteira mais de 2 milhões de beneficiários.
Setembro de 2018 Uniplam Teresina-PI Carteira de beneficiários;
Outubro de 2018 Free Life FortalezaCE carteira de beneficiários;
Abriu de 2019 Info Way Teresina-PI Healthtech;
Maio de 2019 Grupo São Francisco Ribeirão Preto – SP Grupo Empresarial;
Junho de 2019 Grupo América Goiânia – GO Grupo Empresarial;
Junho de 2019 Hospital das Clinicas e Fraturas do Cariri Juazeiro do Norte – CE Hospital;
Julho de 2019 RN Saúde Uberaba – MG Operadora de plano de saúde;
Novembro de 2019 Hospital das Clinicas Parauapebas Cidade Parauapebas – PA Hospital;
Dezembro de 2019 Medical Limeira – SP Carteira de Beneficiários;
Dezembro de 2019 Plamed Aracaju – SE Carteira de Beneficiários;
Julho de 2020 Grupo São José São José dos Campos -SP Grupo Empresarial;
Setembro de 2020 Grupo Promed Belo Horizonte MG Grupo Empresarial.
Por exemplo o Hapvida fortaleceu sua atuação no norte e nordeste por meio de aquisições de carteiras no Piauí e Ceará e de Hospitais no Ceará e Pará. Contudo apesar de fortalecer sua posição local, a empresa tem buscado novos mercados, para isso, realizou a aquisição de grupos com carteiras de beneficiários e infraestrutura assistencial verticalizada nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Vale destacar também que a empresa iniciou sua operação em Joinville/SC em 2018 com um hospital próprio.
Por isso analisando os mapas de distribuição dos beneficiários da Hapvida antes, durante e após as aquisições, percebemos um rápido avanço sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, onde a empresa não apresentava atuação tão forte.
Dessa forma, diferentemente da Intermédica, como mostraremos a seguir, a operadora busca uma maior abrangência de sua carteira, atuando hoje em todas as regiões do Brasil. Em pouco mais de 1 ano e dois meses a operadora de plano de saúde hapvida aumentou sua carteira de beneficiários em mais de 50% (1,2 milhões de beneficiários).
Entretanto com as aquisições, a Hapvida se tornou a segunda maior operadora de planos de assistência médica do país.